É comum ver alunos reclamando de algumas matérias, dizendo que não conseguem aprendê-la ou que não se interessam por x e y. Eu mesmo tenho meus ressentimentos com português, mas uma coisa que se tornou bastante comum é queixar-se sobre física.
O
que há de errado com o ensino da física? Por que os alunos se queixam
sobre ela? Física é difícil?
Física
é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. Em outras
palavras, é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, assim buscando
explicá-los.
Mas
fazendo isso apenas com lápis, papel e matemática acaba gerando confusões
dentro das cabeças pensantes dos alunos do ensino médio. No pior dos casos, o
professor acaba criando um pensamento mecânico no aluno e transforma-o em um
“computador” que apenas coloca números em equações, sem saber o que realmente
está fazendo.
Afinal,
você realmente consegue descrever o que é força? Ou apenas sabe que ela é igual
a massa multiplicada pela aceleração? Quando algo cai no chão, você sabe
responder sem esforço que isso acontece devido à gravidade, sabendo o que é
gravidade? É só 10 m/s²?
Obviamente
não é apenas isso, mas muitos alunos do ensino médio não conseguem prosseguir
após tal ponto.
A
física é uma ciência dividida em duas partes: teórica e experimental, mas o
verdadeiro mal do ensino médio é apenas trabalhar com a parte teórica,
mostrando cálculos, constantes e variáveis até você ficar de saco cheio de tudo
isso.
É
preciso tanto da experiência como também da teoria para trabalhar com a física.
Com a teoria e as equações conseguimos imaginar o que acontece, por exemplo,
quando tentamos montar um circuito para acender uma lâmpada, entretanto, só se
poder ter certeza absoluta disso através da experiência. É assim que se procede
o método científico.
Sem
a teoria ser comprovada através da experiência, as equações ficam vagas, sem um
propósito, sem um desfecho para o que foi estudado, o que faz com que o aluno
perca o interesse na matéria e não veja por completo a elegância da física.
Enquanto
esse sistema não mudar, continuaremos a ouvir coisas como “Pra que eu vou usar
isso? ” ou “Não consigo aprender física” entre outras queixas.
Até
isso acontecer, espero que os professores não percam a esperança pelo ensino e
continuem a tentar passar o conhecimento dessa ciência adiante, talvez até
contando piadas sobre os torcedores do Corinthians no meio da aula, o que,
confesso, funcionou comigo.
Por Enzo Massaki, aluno do 3° ETIM de Nutrição
Comentários
Postar um comentário