EXTRA - Física é difícil?


 

          É comum ver alunos reclamando de algumas matérias, dizendo que não conseguem aprendê-la ou que não se interessam por x e y. Eu mesmo tenho meus ressentimentos com português, mas uma coisa que se tornou bastante comum é queixar-se sobre física.

O que há de errado com o ensino da física? Por que os alunos se queixam sobre ela? Física é difícil?

Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. Em outras palavras, é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, assim buscando explicá-los.

Mas fazendo isso apenas com lápis, papel e matemática acaba gerando confusões dentro das cabeças pensantes dos alunos do ensino médio. No pior dos casos, o professor acaba criando um pensamento mecânico no aluno e transforma-o em um “computador” que apenas coloca números em equações, sem saber o que realmente está fazendo.

Afinal, você realmente consegue descrever o que é força? Ou apenas sabe que ela é igual a massa multiplicada pela aceleração? Quando algo cai no chão, você sabe responder sem esforço que isso acontece devido à gravidade, sabendo o que é gravidade? É só 10 m/s²?

Obviamente não é apenas isso, mas muitos alunos do ensino médio não conseguem prosseguir após tal ponto.

 A física é uma ciência dividida em duas partes: teórica e experimental, mas o verdadeiro mal do ensino médio é apenas trabalhar com a parte teórica, mostrando cálculos, constantes e variáveis até você ficar de saco cheio de tudo isso.

 É preciso tanto da experiência como também da teoria para trabalhar com a física. Com a teoria e as equações conseguimos imaginar o que acontece, por exemplo, quando tentamos montar um circuito para acender uma lâmpada, entretanto, só se poder ter certeza absoluta disso através da experiência. É assim que se procede o método científico.

Sem a teoria ser comprovada através da experiência, as equações ficam vagas, sem um propósito, sem um desfecho para o que foi estudado, o que faz com que o aluno perca o interesse na matéria e não veja por completo a elegância da física.

 Enquanto esse sistema não mudar, continuaremos a ouvir coisas como “Pra que eu vou usar isso? ” ou “Não consigo aprender física” entre outras queixas.

Até isso acontecer, espero que os professores não percam a esperança pelo ensino e continuem a tentar passar o conhecimento dessa ciência adiante, talvez até contando piadas sobre os torcedores do Corinthians no meio da aula, o que, confesso, funcionou comigo.



Por Enzo Massaki, aluno do 3° ETIM de Nutrição

Comentários